domingo, 2 de novembro de 2014

O Murder Metal do Macabre e sua fixação por serial killers



Por Jaime "Netão" Guimarães
Um dos temas recorrentes na criação lírica de bandas de Death Metal, esse estilo doente que, como o nome já sugere, versa sobre a morte, a varredora da tristeza humana,  são os serial killers, mass murderes e spree killers – sim, há uma diferença de um para outro –, esse tipo de ser humano que tem a morte como marca. Seja por prazer, dinheiro, um acesso de raiva ou por qualquer outra psicopatia, eles sempre estiveram por aí, agindo em nome do homem da foice.
Os assassinos são figuras carimbadas entre as bandas de metal, não só no segmento Death. Só para citar algumas, temos: Elizabeth Bathory(Venom, Ghost, Candlemass, entre outros), Ed Gein(Slayer, Cannibal Corpse), Jeffrey Dahmer(Slayer), John Wayne Gacy(Bathory), Richard Ramirez(Dorsal Atlantica), Gilles de Rais(Celtic Frost). Enfim, o meio metálico tem certa atração por pessoas mórbidas e pela morte.
Entre os mais malucos e aficionados por estes psicopatas, impera o Macabre, grupo de Death Metal dos Estados Unidos, que tem sua discografia, que não é pequena, quase que inteiramente dedica aos monstros humanos. O grupo surgiu em 1984, mas só em 89 lançou seu debut, Gloom, o qual já contava com músicas que remetiam a matadores.


Só para ter ideia, os caras lançaram um álbum inteiro composto acerca da vida de Jaffrey Dahmer, o Canibal de Milwaukee, um dos mais notórios assassinos em série já documentados. Se ainda acha pouco, saiba que Nefarious, Dennis The Manace e Corporate Death – membros da formação original até hoje – chegaram a visitar John Wayne Gacy, o Palhaço assassino, no corredor da morte, no começo dos anos 90.

Macabre meets John Wayne Gacy


O Macabre chegou a intitular o próprio estilo como “Murder Metal”, que também é título de seu quarto álbum de estúdio.

Magnífica capa do Sinister Slaughter

Um clássico do Macabre é o álbum Sinister Slaughter, de 93. Neste petardo Deathmetálico com pitadas grindcorísticas, encontramos 21 horrendas faixas, cada uma sobre um psicopata homicida. Abaixo segue uma listinha com cada um deles. Divirtam-se. Aproveitem e coloquem o play pra rolar.

1. Night Stalker (Richard Ramirez)  

"Você dorme e sem sentir/ O carrasco executa sua missão"
Ricardo Leyva Muñoz Ramírez aterrorizou Los Angeles em 1985. Entrava nas casas, assassinava, estuprava, sodomizava e roubava suas vítimas. Foi apelidado pela imprensa de “Night Stalker”(perseguidor da noite). Ao lado dos corpos mutilados, Ramirez deixava um pentagrama desenhado em sangue, e  após ser preso se dizia filho de satã. Foi condena à pena de morte, mas morreu de causas naturais em 2013. Durante sua estadia na prisão chegou a casar-se com uma fã(pois é...). O caçador da noite era fã do AC/DC.


2. The Ted Bundy Song (Ted Bundy)


Vítimas de Ted Bundy

Theodore Robert Bundy era um homem charmoso, comunicativo e de boa lábia; o que lhe ajudou a seduzir e assassinar mulheres na década de 70. Durante os anos em que atuou chegou a ser preso, porém fugiu e continuou matando desenfreadamente. Em janeiro de 78 adentrou a uma república e matou duas adolescentes, além de deixar  outras duas feridas. Agia atraindo as vítimas para locais ermos, onde as desacordava e as estuprava e matava. Era maníaco por mordidas. Foi condenado à cadeira elétrica e morto em janeiro de 89. Chegou a confessar de 20 a 30 crimes.


3. Sniper in the Sky (Charles Whitman)

Charles Whitman. À esquerda, local de onde efetuou o massacre
Em 1966, após matar a mãe e a esposa, Charles Joseph Whitman, estudante de engenharia e ex-membro da marinha americana, dirigiu-se até a University of Texas, em Austin, de onde subiu para um observatório e começou a atirar em estudantes que por ali passavam. Matou 16 pessoas e feriu cerca de  outras 32. Só parou quando foi atingido por tiros por um policial e morreu.


4. Montreal Massacre (Mark Lupine)



Mais um caso de tiroteio em uma universidade. Marc Lépine tinha um histórico de relacionamentos ruins com a família e com mulheres. Passou por diversos cursos e empregos, dos quais sempre era demitido ou expulso. Em 1989. Após meses de preparação, adentrou a École Polytechnique de Montréal, e em uma das salas, de posse de uma arma, atirou em suas vítimas. Ainda saiu pelo campus fazendo mais vítimas, até que se matou. Ao todo, foram 14 mulheres mortas e outras 14 vítimas feridas. Era contra mulheres em cargos vistos por ele como “não convencionais” e dizia combater o feminismo.


5. Zodiac (Identity Unknown)


Retrato falado do possível assassino Zodíaco

O Zodíaco foi um caso único. Agiu na década de 60 no norte da Califórnia. Na época o caso causou terror na região de São Francisco. O Zodíaco matava suas vítimas e enviava cartas para a imprensa e polícia, onde detalhava os casos. Utilizava uma espécie de criptografia e escrevia coisas desconexas, o que dificultou as investigações. São atribuídas sete mortes ao assassino, mas o número pode, e deve, ser maior. Em uma de suas correspondências o misterioso criminoso afirmava estar irritado com tudo que estava sendo veiculado, e que iria passar a agir de forma diferente, para não ser identificado. Até 1974 ele enviou cartas para os meios de comunicação. Até hoje sua identidade continua uma incógnita.


6. What the Hell Did You Do? (James Edward Pough)


James Edward Pough teve um carro confiscado por uma loja da General Motors, em Jacksonville, Flórida. Ele havia sido deixado pela esposa e não conseguiu dinheiro pra pagar sua dívida com a empresa. O surto de Pough começou em 17 de junho de 1990, quando ele saiu de casa armado, matou uma prostituta e seu cliente, feriu dois adolescentes e assaltou uma conveniência. No dia seguinte ele foi até a loja que tomara seu carro e abriu fogo contra os presentes. Nove pessoas morreram no local e James se suicidou.


7. The Boston Strangler (Albert DeSalvo)



Albert Henry De Salvo tinha um histórico de muitos crimes, porém pequenos. Atuou nos anos 60, ficou conhecido como o "estrangulador de Boston", teria marado treze mulheres. Teria, porque até hoje não se tem certeza de que ele tenha cometido todos os crimes, pois as vitimas não seguiam um padrão correto, levando a policia a acreditar que havia mais um criminoso envolvido. Estuprava e estrangulava as mulheres com peças de seus vestuários. Foi preso e condenado a prisão perpétua, sendo assassinado na enfermaria da prisão em 1973.


8.         Mary Bell                 
9.         Mary Bell (Reprise) - Mary Flora Bell

Um capeta em forma de guria
Essa pestinha foi uma das mais jovens homicida da historia, filha de mãe prostituta, foi abusada sexualmente até os oito anos. Sua mãe tentou matá-la pelo menos uma vez. Aos 11 anos fez sua primeira vitima, um menino de 4 anos, ainda matou outro menino de 3 anos, e foi acusada de tentar asfixiar mais três crianças. Foi condenada em maio de 1968, saiu da custodia em 1980, tendo sido diagnosticada com sintomas de psicopatologia. Foi concedido a ela anonimato para viver com sua filha, que nasceu e 1984. Hoje vive em meios à pessoas comuns.



10. Killing Spree: Postal Killer (Patrick Sherril)


Foi um Spree Killer que trabalhava em uma agência postal em Edmond, Oklahoma. Em 20 de agosto de 1986 ele adentrou o local de trabalho armado e abriu fogo contra os colegas, antes de atirar na própria cabeça. Além do assassino, quatorze pessoas morreram e mais seis ficaram feridas. O motivo do crime até hoje é desconhecido. Soube-se que Sherril tinha o estranho fetiche de levar animais para serem mutilados pelo seu próprio cão.



11. Is It Soup Yet? (Daniel Rakowitz)


Daniel Rakowitz assassinou um colega de quarto em Nova York, no ano de 1989, levou o corpo para uma banheira e o desmembrou. Com algumas partes do cadáver fervidas fez uma sopa e, segundo seu depoimento, serviu para desabrigados. Foi preso após se gabar do seu feito para algumas pessoas, se dizendo um canibal. Em 2004 foi declarado não mais perigoso para a sociedade, mas permaneceu internado em uma instituição médica.

           
12. White Hen Decapitator (Michael Bethke)

Em um dia que parecia normal, Michael Bethke aproveitou-se quando seu colega de trabalho Joseph Lesinski se abaixou para pegar uma carteira de cigarros, e o atacou com uma faca, vindo a decapitá-lo. Ele teria colocado a cabeça em uma prateleira com um marcador de preço. Foi considerado insano mentalmente e sentenciado a uma pena de 49 anos em um hospício.

N: Não achei foto dessa criatura.

13. Howard Unrah: What Have You Done Now?! (Howard Unrah)


Howard era cismado com sua vizinhança. Mantinha um diário, onde relatava tudo que era feito e dito contra si. No dia 6 de setembro de 1949 veio a gota d’água: alguém roubou o portão que ele havia construído para sua casa. Unrah se armou de uma pistola e saiu praticando tiro ao alvo pela vizinhança. Matou 13 pessoas e feriu outras 3. Foi preso e declarado mentalmente incapaz. Passou o resto da vida em um manicômio, onde morreu em 2009, após anos de uma doença crônica.


14. Gacy's Lot (John Wayne Gacy)     


Restos humanos encontrados debaixo da cada de Gacy

Um dos mais famosos serial killers americanos. Era visto pela sociedade como um pacato morador de um bairro de Chicago. Conhecido da vizinhança, dava festas em sua casa e se vestia de palhaço para animar as crianças. Poucos sabiam que um monstro se escondia atrás daquela fantasia. Durante a infância sofreu severos castigos e humilhações do próprio pai, o que moldou sua personalidade doentia. Gacy ataca crianças, adolescentes e jovens adultos, os levava para seu porão e praticava diversos tipos de tortura sexual antes de os matar. Atraía as vítimas oferecendo dinheiro e oportunidades de emprego. A casa caiu para o seu lado quando a  polícia foi até a sua residência, após denuncia da mãe de uma de suas vítimas. Após sentir um mal cheiro terrível que vinha debaixo do jardim do assassino a polícia descobriu que ali havia diversos corpos. O palhaço ainda tentou argumentar, dizendo que era um encanamento estourado, mas foi em vão. Preso, acusado de pelo menos 33 mortes, e condenado a 21 prisões perpetuas e 12 penas de morte, foi executado em 10 de maio de 1994. Suas últimas palavras foram “Kiss my ass”.


15. There Was a Young Man Who Blew Up a Plane (Jack Gilbert Graham)



A ganância fez Graham ir longe demais. Em 1955, sua mãe iria de Denver até o Alaska pra visitar sua irmã. Jack teve a incrível ideia de comprar apólices de seguro de vida para a mãe, após implantar uma bomba em sua mala. Resultado: O avião explodiu, matando a mãe de Jack e mais 43 pessoas. Ele foi preso e executado em 1957. Antes de morrer disse nãos e sentir com remorso.


16.      Vampire of  Düsseldorf (Peter Kurten)


Kurten foi vítima de um círculo maldito. Quando criança era constantemente abusado. Via seu pai estuprar sua mãe e irmãs. Mais tarde, passou ele mesmo a violentar as irmãs. Desenvolveu uma terrível psicopatia, era maníaco sexual. Atacava homens e crianças, geralmente com objetos perfurantes. Kurten perfurava as vítimas diversas vezes, e dizia que o fazia pois encara o ato de matar com o sexual, onde só chegava ao clímax quando a vítima já estava se esvaindo em sangue. Certa vez ateou fogo em uma casa, e enquanto o imóvel queimava se masturbava, contemplando tal visão.  Foi condenado a morte e executado na guilhotina, em 1931.


17. Shotgun Peterson (Christopher Peterson)


Foi acusado de uma matança desenfreada no final de 1990. Aparentemente sem motivo, Peterson saia com uma arma calibre 12 e atirava em vítimas sem algum padrão pré-definido.  Teria assassinado sete pessoas. Foi preso e confessou alguns crimes, pelos quais foi sentenciado à morte. Alguns anos depois afirmou que fora coagido a confessar as mortes. Em 2004 foi retirado do corredor da morte.



18.      Whats That Smell? (Jeffery Dahmer)



Vítimas que tiveram o azar de topar com Dahmer



Jeffrey Lionel Dahmer, apesar de ser um icônico serial killer, não fogia do padrão do psicopata comum. Na infância foi abusado sexualmente e convivia com brigas em seu lar. Ainda nessa fase, desenvolveu o gosto por matar animais. Era inteligente, escolhia suas vítimas, jovens homens, e as seduzia pela lábia, os levando para seu apartamento em Milwaukee. Dahmer tinha a doentia vontade de criar zumbis humanos, após dominar suas presas fazia buracos em suas cabeças e pingava líquidos cáusticos, na intenção de suprimir a vontade das vítimas. Certa vez convenceu um policial de que um dos pobres rapazes que fugira de seu abatedouro era apenas um namorado embriagado, e que cuidaria dele. Foi descoberto quando outra de suas vítimas fugiu e conseguiu encontrar a polícia. Dahmer foi preso, e em sua residência a polícia encontrou um verdadeiro show de horrores, havia partes de corpos na geladeira: cabeças, mãos, pênis, pés, etc. Em grandes tonéis havia mais partes de corpos. Ao total, Jeffrey Dahmer assassinou 17 pessoas. Foi morto na cadeia durante uma briga em 1991.


           
19.      Edmond Kemper Had a Horrible Temper (Edmund Kemper)


Um dos meus favoritos. Kemper desde criança já demonstrava tendências assassinas, torturava e decapitava animais. Mas sua intenção era de matar seus parentes. Abandonado pelos pais foi morar com avós em uma fazenda, e fez deles suas primeiras vítimas humanas; os matou a tiros de rifle. Isso com apenas 15 anos. Foi preso e diagnosticado como esquizofrênico paranoide. Aos 21 anos foi solto. Comprou um carro e então começou a praticar uma onda de atrocidades. Agia dando carona a jovens mulheres, era esperto, tinha 145 de QI. Após conquistar a vítima estrangulava ou esfaqueava e colocava o corpo no porta-malas. Levara os cadáveres para a sua casa, onde os dissecava e praticava necrofilia(trepava com os defuntos). Sua própria mãe foi uma de suas presas, ele tinha um forte sentimento incestuoso com ela. Transou com sua genitora já decapitada. Foi preso após se entregar à polícia e dizer onde jogava os restos mortais das mulheres. Condenado à prisão perpetua, ainda está vivo e é considerado um detento modelo.

           
20. What The Heck Richard Speck?: Eight Nurses You Wrecked (Richard Speck)


Aos 24 anos, Richard Speck invadiu um dormitório em Chicago, em 1966, e matou oito enfermeiras que lá residiam. Ele estava bêbado e armado com um  revolver e uma faca. Amarrou as vítimas e deu cabo de suas vidas a facadas e estrangulamentos. Só uma sobreviveu, pois se escondeu debaixo de uma cama. Durante seu julgamento, negou que tinha sido o autor do massacre das enfermeiras. Richard foi condenado à morte. Entretanto, as leis do estado aboliram a pena capital e sua pena foi convertida em 400 anos de prisão. Morreu em 1991 de um ataque cardíaco. Tinha a frase “Born to raise hell” tatuada no braço.


21. Albert Was Worse Than Any Fish in the Sea (Albert Fish)


Albert Fish momentos antes de ser executado

A Wikipédia diz que “Albert Hamilton Fish foi um pedófilo, masoquista, serial killer e canibal”(um combo master). Fish era bizarro! Trabalhava como pintor, passou por 23 estados americanos, e em cada um deles fazia vítimas. Molestava e estuprava crianças e jovens rapazes. Durante sua miserável vida desenvolveu diversas “manias” escatológicas, era fascinado por castrações; embebia bolas de algodão em álcool, enfiava no ânus e depois tocava fogo; tinha atração por urofilia e coprofilia, auto-espancamento, etc. Com o passar dos anos seus transtornos mentais começaram a piorar. Confessou ter matado pelo menos três crianças, mas a conta exata nunca pôde ser mensurada. Foi condenado pela morte do jovem Grace Budd e executado na cadeira em 1936, em Nova York.

__


Aqui termina a lista. Talvez, em próximas postagens, voltemos a falar do tema. Qualquer sugestão é bem vinda. Para aproveitar o ensejo, fica aqui uma dica do melhor blog sobre assassinos, psicopatas, crimes, violência, casos inexplicáveis, etc: O Aprendiz Verde. Neste endereço vocês encontrarão matérias super bem escritas e detalhadas, inclusive sobre muitos dos nomes listados acima. Há também uma preciosa lista de filmes sobre serial killers, artigos sobre figuras controversas, como Drácula e Elizabetn Bathory, os quais vocês podem, e devem, acompanhar.

666

Nenhum comentário:

Postar um comentário