segunda-feira, 4 de maio de 2015

A Anti-Arte de Fernando JFL




Por Jaime "Netão" Guimarães

Além da música, um dos principais elementos de identificação, e que chamam atenção em uma banda – ou sites, zines, selos, etc... – é a arte gráfica. Muitas vezes a beleza(ou feiura, como queiram) de um desenho chama a atenção e faz com que as pessoas acabem por conhecer determinado artista. Da mesma forma, alguns artworks acabam por virarem símbolos, devido tamanha identificação com a proposta de um grupo.

Vindo das infernais e quentes terras de Mossoró, Rio Grande do Norte, o artista gráfico Fernando JFL vem se destacando por conta de suas artes. Com traços de caneta preta e uma imaginação demoníaca Fernando cria desenhos horríveis para as mais diversas iniciativas: capas de disco, cartazes e flyers, layouts, logos, camisas. Ele publica seus trabalhos através da página Giotefeli Anti Arte (daí o JFL, sacou?) no Facebook.



A estética do trabalho de JFL é suja, violenta, sangrenta e maligna. É comum ver caveiras, corpos derretendo, cabeças arrancadas, caos e muito sofrimento cristão. É notável o uso de traços não lineares, do pontilhado e de muito contraste, agindo quase que inteiramente em cima de preto e branco, o que cria uma identificação de ruído e agressão visual. Segunda o próprio artista, suas influências vem de diversas fontes, todas coisas ruins, inclusive o próprio Satanás!(sic)



Adepto do DIY e da cooperação (não competição), Fernando já fez trabalhos para uma infinidade de bandas e empreitadas, sejam do meio Metal, Punk, Grindcore ou Powerviolence, entre elas: Ataque Violento, Jubarte Ataca, Caverna, Praga(RS), Venomous Breath, Refúgio Macrabo, Deus Verme, Feed me More, e mais uma porrada de outras. Ele diz que faz tudo na base da “brothagem”, para os amigos e pro rolê. Fernando também se arrisca nas tatuagens, faz em casa e cobra “mais ou menos 100 reais”, como ele mesmo afirmou. Mas não vão se aproveitarem!

Além  de trampar no mundo dos rabiscos, Fernando JFL também toca, é guitarrista das bandas Lei do Cão (Crossover) e Cätärro (Grindcore/Powerviolence).

Abaixo seguem mais algumas artes do Giotefeli. Para mais, visitem a página no Facebook e o Flickr do garoto!

















666!

Nenhum comentário:

Postar um comentário